Blog

Homem com dor no peito, com sintomas de doenças cardioógicas

Sintomas de doenças cardíacas: você os conhece?

As doenças cardiovasculares representam um grupo de condições que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Entre elas, destacam-se a doença coronariana, doença cerebrovascular, doença arterial periférica, doença cardíaca reumática, cardiopatia congênita, trombose venosa profunda e embolia pulmonar. Conhecer os sintomas de doenças cardíacas é essencial para a detecção precoce e tratamento eficaz. Afinal, estar atento aos sinais pode salvar vidas.

Sintomas de doenças cardíacas: ataques cardíacos e AVCs

Ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs) são eventos agudos que geralmente resultam de bloqueios que impedem o fluxo sanguíneo ao coração ou cérebro. Aliás, esse bloqueio costuma ter como causa o acúmulo de depósitos de gordura nas paredes internas dos vasos sanguíneos.

No caso dos AVCs, além do bloqueio, a hemorragia em vasos sanguíneos do cérebro também pode ser uma causa comum. Os sintomas de um ataque cardíaco incluem dor ou desconforto no centro do peito, dor nos braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas, dificuldade em respirar, sensação de enjoo ou vômito e suor frio. Além disso, em mulheres, é comum a falta de ar, náuseas, vômitos e dores nas costas ou mandíbula. Já os sintomas de um AVC incluem fraqueza súbita na face e membros, especialmente em um lado do corpo, além de confusão, dificuldade para falar ou entender, visão turva, dificuldade para andar, tontura, perda de equilíbrio e dor de cabeça intensa sem causa aparente.

Não subestime esses sinais e lembre-se de que a procura imediata de assistência médica pode fazer toda a diferença.

Doença cardíaca reumática: ama ameaça silenciosa

A doença cardíaca reumática surge por lesões nas válvulas e músculos cardíacos, decorrentes de inflamação e cicatrizes originadas pela febre reumática. Essa, por sua vez, resulta de uma resposta anormal ao estreptococo, uma bactéria que usualmente causa dor de garganta ou amigdalite em crianças. Embora seja mais prevalente em regiões de baixa renda, a conscientização é fundamental para sua prevenção e tratamento.

Os sintomas da doença cardíaca reumática incluem falta de ar, fadiga, batimentos cardíacos irregulares, dor no peito e desmaio. Reconhecer esses sinais e procurar atendimento médico imediatamente é fundamental. Afinal, quanto mais cedo for o diagnóstico, mais efetivo será o tratamento, prevenindo complicações graves e possibilitando uma melhor qualidade de vida.

Fatores de risco e prevenção

Os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares são comportamentais, como dietas ruins, sedentarismo, uso de tabaco e consumo excessivo de álcool. Esses fatores, quando não controlados, podem levar a hipertensão, diabetes e hiperlipidemia, aumentando consideravelmente o risco de ataques cardíacos e AVCs. Modificar esses hábitos, portanto, é essencial. Reduzir o sal na dieta, aumentar o consumo de frutas e vegetais, praticar atividades físicas regularmente e evitar o uso nocivo do álcool são medidas eficazes para diminuir os riscos.

Além disso, o tratamento medicamentoso para condições como diabetes, hipertensão e hiperlipidemia pode ser necessário e deve ser seguido conforme orientação médica. A combinação de hábitos saudáveis e tratamentos médicos apropriados compõe a abordagem mais eficaz para prevenir doenças cardiovasculares.

Por fim, lembre-se: a prevenção é sempre o melhor caminho para a saúde do coração. Agende sua consulta com um médico cardiologista!